SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Produção de composto orgânico com diferentes resíduos vegetais gerados no manejo de área verde urbanaEstoques de carbono e nitrogênio no solo e substâncias húmicas de cultivos agrícolas no semiárido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

SIMONETE, Marcia Aparecida; ERNANI, Paulo Roberto; TEIXEIRA-GANDRA, Claudia Fernanda Almeida  e  MORO, Letícia. Adsorção de fósforo em solos orizícolas catarinenses e sua relação com atributos do solo. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.566-573. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180064.

Os solos têm capacidades diferentes de reter o fósforo (P). Em solos sazonalmente alagados, óxidos e hidróxidos de ferro (Fe) de baixa cristalinidade tornam-se predominantes com o passar do tempo, e poderão ser os componentes mais importantes na adsorção de P, durante o período em que o solo permanece drenado. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade máxima de adsorção de P (CMAP) de cinco solos catarinenses, utilizados no cultivo de arroz irrigado e buscar atributos que estimem a CMAP. As doses para a determinação da CMAP foram calculadas com base no P remanescente (P-rem), sendo os dados de P sorvido e P solução ajustados pela equação de Langmuir. Os valores obtidos para os parâmetros energia de ligação (a) e CMAP (b) foram submetidos a partir da análise de correlação com alguns atributos dos solos. O modelo de Langmuir adequou-se aos valores de P adsorvidos pelos solos. A maioria dos solos estudados apresentou CMAP elevada, variando de 0,419 a 1,450 mg g-1, onde o solo orgânico (OXs) apresentou CMAP muito alta, o que poderá acarretar em uma maior disponibilização do elemento para as plantas. Os coeficientes de correlação demonstraram haver associação significativa entre a CMAP e os parâmetros P-rem, óxidos de Fe extraído por oxalato de amônio a pH 3 (Feo3) e pH 6 (Feo6), bem como para as relações Feo3/Fed e Feo6/Fed, revelando que esses atributos podem ser utilizados para caracterizar a adsorção de P dos solos avaliados.

Palavras-chave : Oryza sativa; Isoterma Langmuir; Solos alagados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )