SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Estoques de carbono e nitrogênio no solo e substâncias húmicas de cultivos agrícolas no semiáridoSecagem de frutos de crambe com ar natural em secador estacionário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MACHADO NETO, Andrezza da Silva et al. Custos, viabilidade e riscos da produção de tomate orgânico em ambiente protegido. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.584-591. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180066.

A pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho agroeconômico de duas cultivares de tomate de 'mesa' ('Santa Clara' e 'Siluet'), sob cultivo orgânico e em ambiente protegido. Mediante análise dos custos de produção, da viabilidade econômica e dos riscos do projeto, buscou-se gerar uma proposta agrícola de rentabilidade e com menor impacto socioambiental, visando à agricultura familiar. Para isso, foram calculados os Custos Operacionais e Totais da Produção, o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Em seguida, procedeu-se as análises de sensibilidade e de risco econômico. Ambas as cultivares consideradas apresentaram indicadores econômicos satisfatórios para o período analisado. Pelo critério do valor presente líquido, constatou-se viabilidade econômica para quase todas as taxas de desconto (exceto para as taxas de 10 e 12%, no caso da c.v. Santa Clara) e taxas internas de retorno superiores à taxa anual de 6% p.a., a taxa mínima de atratividade considerada. A análise de sensibilidade revelou que o preço recebido e a produtividade são as variáveis de maior interferência sobre a rentabilidade dos projetos, seguidas por custos com embalagens e mão-de-obra. Os riscos econômicos estimados foram relativamente baixos, com probabilidades de 30,31%, no caso do cultivo da 'Santa Clara', e 4,48%, no cultivo da 'Siluet', de serem obtidos VPLs negativos. Assim, conclui-se que a produção orgânica sob cultivo protegido dos tomateiros Siluet e Santa Clara são atividades economicamente viáveis, com destaque para a superioridade agroeconômica da cultivar Siluet.

Palavras-chave : Solanum lycopersicum; Manejo; Economia; Sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )