SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Análise dialélica de linhagens tropicais e temperadas de milho doce e super-doceCrescimento e voláteis na micropropagação de Erva-de-Santa-Maria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

BATISTA, Patrício Ferreira; LIMA, Maria Auxiliadora Coêlho de; ALVES, Ricardo Elesbão  e  FACANHA, Rafaela Vieira. Compostos bioativos e atividade antioxidante de frutas tropicais cultivadas no Submédio do Vale do São Francisco. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.616-623. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180070.

Objetivou-se com o presente trabalho avaliar os teores de compostos bioativos e a atividade antioxidante dos frutos de cultivares comerciais de mangueira, aceroleira, goiabeira, atemoieira e pinheira produzidas no Submédio do Vale do São Francisco, com vistas à agregação de valor por meio de suas propriedades funcionais. Frutos colhidos em áreas comerciais da região foram avaliados quanto aos teores de ácido ascórbico, antocianinas totais, flavonoides amarelos, carotenoides totais, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante total, pelos métodos ABTS e ORAC. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Todas as frutas avaliadas apresentaram teores de compostos bioativos e atividade antioxidante, com destaque para as acerolas, em particular as cultivares Sertaneja e Okinawa, podendo ser consideradas como excelente fonte de antioxidantes naturais e ter o seu consumo incentivado, como parte de uma dieta saudável. A correlação positiva e significativa encontrada entre a atividade antioxidante e os teores de ácido ascórbico, antocianinas, flavonoides amarelos, carotenoides e polifenóis extraíveis totais, nos dois métodos empregados, indica que nos frutos avaliados, essa atividade foi influenciada pelo conjunto de compostos bioativos determinados.

Palavras-chave : Fruticultura tropical; Propriedades funcionais; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )