SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Crescimento e voláteis na micropropagação de Erva-de-Santa-MariaAspectos morfológicos e produtivos de cultivares de alface em baixa altitude e latitude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

BAZZO, José Henrique Bizzarri et al. Qualidade fisiológica de sementes de cultivares de aveia branca em resposta à aplicação de trinexapac-ethyl. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.636-643. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180072.

Objetivou-se avaliar o efeito do redutor de crescimento trinexapac-ethyl sobre a qualidade fisiológica de sementes de diferentes cultivares de aveia branca granífera, em dois ambientes de cultivo. Os experimentos foram conduzidos nos municípios de Londrina e Mauá da Serra, Paraná, sob o delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos constaram de quatro cultivares de aveia branca (IPR Afrodite, IPR Artemis, URS Corona e URS Guria), com e sem a aplicação do redutor de crescimento. O trinexapac-ethyl foi aplicado via pulverização foliar, na dose de 125 g i.a ha-1, no período de elongação do colmo, entre o 1º e o 2º nó perceptível. Foram avaliados: geminação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca de parte aérea e de raiz de plântulas, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, índice de velocidade de emergência, emergência de plântulas em areia e massa de mil sementes. Ao término do estudo, verificou-se que Londrina e Mauá da Serra apresentam potencial para produção de sementes de aveia branca, com germinação acima dos padrões de comercialização da espécie; a aplicação do trinexapac-ethyl reduz o vigor de sementes das cultivares IPR Afrodite e IPR Artemis, produzidas em Londrina e Mauá da Serra, respectivamente.

Palavras-chave : Avena sativa L.; Redutor de crescimento; Potencial fisiológico; Vigor; Germinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )