SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Tamanho do ensaio de uniformidade para estimativa do tamanho de parcela em tomate cerejaAdaptações morfológicas do capim-braquiária em resposta a calagem e severidades de corte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

MOURA, Maria da Conceição Freitas; DUTRA, Alek Sandro; GRANGEIRO, Darlene Maia  e  SOUSA, Wesley do Nascimento. Resíduo orgânico de alto teor de potássio sobre cultivares de girassol. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.663-672. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180075.

A utilização de fontes orgânicas que possuem em sua constituição teores de potássio, além de exercer influência nos aquênios e desenvolvimento da planta, reduz os custos de produção e os impactos sobre o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a eficiência da adubação com resíduo orgânico gerado do processo da torrefação do grão do café, que possui elevado índice de potássio sobre as características agronômicas, componentes de produção e a qualidade fisiológica dos aquênios. O delineamento empregado foi em esquema fatorial 2x4+2, em que dois são os cultivares, quatro as doses do resíduo orgânico (T1=0, T2=40, T3=80 e T4=120 kg de K ha-1), mais a testemunha adicional que foi o cloreto de potássio na dosagem de 60 kg ha-1 de K para ambos as cultivares. As variáveis analisadas foram: altura da planta, diâmetro do caule ao nível do solo, diâmetro do capítulo, número de folhas, área foliar, índice de área foliar, massa de 1000 aquênios, produtividade, teor de óleo e a qualidade fisiológica dos aquênios, determinados por meio do teste de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea, massa seca da parte aérea e o teste de envelhecimento acelerado. A adubação com o resíduo orgânico é eficiente sobre as características agronômicas e os componentes de produção do girassol, sendo que as doses inferiores a 40 kg ha-1 e doses acima de 70 kg ha-1 de K do resíduo orgânico podem proporcionar efeito negativo sobre a qualidade fisiológica dos aquênios de girassol.

Palavras-chave : Helianthus annuus L.; Adubo; Produtividade; Aquênios.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )