SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Atividade externa de colônias de Melipona quinquefasciata manejada em diferentes tipos de colmeiasMorfogênese do capim-elefante adubado com composto orgânico proveniente de resíduos sólidos de pequenos ruminantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

ARRUDA, Rosana Moreira da Silva de et al. Curvas de crescimento e exigências nutricionais para mantença do peso assintótico de bovinos Nelore. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2018, vol.49, n.4, pp.692-698. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20180078.

Objetivou-se avaliar a curva de crescimento de bovinos Nelore criados no Pantanal de Mato Grosso do Sul em diferentes grupos de tamanho (peso), sexo e estação de nascimento, além de estimar as exigências nutricionais para mantença do peso assintótico. Os modelos não lineares foram ajustados pelo método de Gauss-Newton com informações de peso e idade dos animais dentro de cada grupo (total, superior e mediano). O peso assintótico foi influenciado pelo sexo (P<0.05) em todos os grupos avaliados. As fêmeas foram mais precoces que os machos no rebanho total e grupo superior, enquanto que o grupo mediano apresentou taxas de maturidade similares entre machos e fêmeas. Os animais nascidos na estação seca do ano apresentaram maior peso assintótico para o rebanho total e grupo superior, não apresentando diferenças apenas para o grupo mediano. Em relação ao peso assintótico para a curva de crescimento do rebanho total (318.5 ± 0.92 kg), o grupo superior (384.4 ± 1.74 kg) necessita de 15.1 % a mais de exigências nutricionais para mantença diária. Para o grupo mediano (294.5 ± 1.00 kg) a exigências nutricionais para mantença diária é 5.7% menor em comparação ao rebanho total. Os animais mantidos em um mesmo rebanho (condições de Pantanal) apresentaram diferentes curvas de crescimento, de acordo com a estação de nascimento e sexo, indicando variações no crescimento e, consequentemente, diferentes exigências de energia de mantença.

Palavras-chave : Estação de nascimento; Nutrientes digestíveis totais; Taxa de maturidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )