SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Tratamento odontopediátrico: manifestações de estresse em pacientes, mães e alunos de OdontologiaResistência ao cisalhamento da dentina após clareamento com peróxido de carbamida a 10% índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Oral Research

versão On-line ISSN 1807-3107

Resumo

GARCIA, Fernanda Cristina Pimentel et al. Avaliação da rugosidade e da perda de massa de resinas compostas "flow" após escovação simulada. Braz. oral res. [online]. 2004, vol.18, n.2, pp. 156-161. ISSN 1807-3107.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242004000200012.

O objetivo deste estudo foi mensurar a perda de massa e as alterações de rugosidade superficial de diferentes marcas de resinas compostas "flow" após teste de escovação simulada. A hipótese nula testada foi de que não haveria diferença de massa e rugosidade de superfície após o teste e de que não haveria correlação entre essas variáveis. Os materiais testados foram: Aeliteflo (Bisco), Flow-It (Pentron), Flow-It LF (Pentron), Natural Flow (DFL) e Wave (SDI). As resinas compostas Z100 (3M/ESPE) e Silux Plus (3M/ESPE) foram utilizadas como controle. Doze espécimes (5 mm de diâmetro, 3 mm de espessura) de cada material foram confeccionados de acordo com as instruções do fabricante. O teste foi conduzido em uma máquina de escovação simulada, em todos os espécimes de todos os materiais, totalizando 100.000 ciclos. Antes e depois do teste, a massa e a rugosidade de cada material foram aferidas por uma balança analítica Sartorius de 0,0001 g de precisão e pelo equipamento Hommel Tester T1000, respectivamente. Os valores obtidos foram comparados pelos testes t-pareado e Tukey (p < 0,05). Todos os materiais apresentaram diferenças estatísticas de perda de massa entre os valores iniciais e finais, com exceção da resina Flow-It LF. Entretanto, nenhuma diferença foi observada quando se comparou a porcentagem de perda de massa entre os diferentes materiais testados. Todos os materiais tornaram-se mais rugosos, sendo Wave, estatisticamente, o mais rugoso. As resinas compostas "flow" não demonstraram superioridade em relação aos materiais de controle, devendo-se esperar o desgaste por perda de massa do material e maior rugosidade após a ação da escovação. A hipótese nula antecipada foi parcialmente aceita.

Palavras-chave : Resinas compostas; Abrasão dentária; Propriedades de superfície; Escovação dentária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês