SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Effect of rotary instrumentation and of the association of calcium hydroxide and chlorhexidine on the antisepsis of the root canal system in dogsDentin penetrability evaluation of three different dyes in root-end cavities filled with mineral trioxide aggregate (MTA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Oral Research

On-line version ISSN 1807-3107

Abstract

SAVIOLI, Ricardo Novak; PECORA, Jesus Djalma; MIAN, Henis  and  ITO, Izabel Yoko. Avaliação da atividade antimicrobiana de cada um dos componentes do cimento de Grossman. Braz. oral res. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp. 127-131. ISSN 1807-3107.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242006000200007.

Os autores estudaram a atividade antimicrobiana do cimento de Grossman e de seus componentes sobre 13 diferentes cepas pelo método de difusão de poço em camada dupla. Os resultados revelaram que o cimento de Grossman apresentou atividade antimicrobiana contra todas as cepas utilizadas. Dos componentes do cimento, o tetraborato de sódio foi o que apresentou maior atividade antimicrobiana, tanto por tipo como por tamanho do halo e aro de inibição. O pó do cimento, o breu e o eugenol apresentaram atividades semelhantes, sendo que eles não tiveram ação sobre P. aeruginosa e C. albicans e, dos três componentes, somente o eugenol teve ação sobre E coli. O óxido de zinco somente teve ação sobre S. sobrinus e E. coli. O sulfato de bário e o subcarbonato de bismuto não tiveram nenhuma ação antimicrobiana.

Keywords : Microbiologia; Materiais restauradores do canal radicular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English