SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2A computerized system to conduct the Tweed-Merrifield analysis in orthodontics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Oral Research

On-line version ISSN 1807-3107

Abstract

OZAKI, Fabiana et al. Eficácia de um dentifrício fitoterápico em pacientes com gengivite estabelecida: ensaio clínico aleatório. Braz. oral res. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp. 172-177. ISSN 1807-3107.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242006000200015.

O objetivo deste ensaio clínico aleatório duplo-cego foi verificar a eficácia de um dentifrício fitoterápico na redução de placa e gengivite. Quarenta e oito voluntários com gengivite estabelecida foram aleatoriamente alocados aos grupos teste (dentifrício fitoterápico) e controle positivo (dentifrício com triclosan e flúor). Os dentifrícios foram distribuídos em tubos brancos por uma farmácia independente, que revelou o conteúdo de cada tubo apenas após o final do período experimental. A aferição de placa e gengivite foi conduzida por um único examinador, previamente calibrado, no início e após 28 dias de uso do produto. Os sujeitos da pesquisa foram orientados a escovar os dentes com o dentifrício de seu grupo três vezes ao dia, por 28 dias. Houve redução significativa na quantidade de placa nos grupos teste e controle. No entanto, não houve diferença significativa entre os grupos. Os dois grupos experimentais apresentaram redução significativa nos níveis de gengivite, porém não houve diferença significativa entre eles. Não foram observadas reações adversas. Os autores concluíram que os dois dentifrícios foram eficazes na redução de placa e gengivite em indivíduos com gengivite estabelecida.

Keywords : Gengivite; Preparações de plantas; Fitoterapia; Triclosan.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English