SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Evaluation of surface characteristics of Ti-6Al-4V and Tilite alloys used for implant abutmentsRelationship between maternal periodontal disease and birth of preterm low weight babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Oral Research

On-line version ISSN 1807-3107

Abstract

LUCENA, Luciana Barbosa Sousa de; KOSMINSKY, Maurício; COSTA, Lino João da  and  GOES, Paulo Sávio Angeiras de. Validação do questionário RDC/TMD Eixo II em português. Braz. oral res. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp. 312-317. ISSN 1807-3107.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242006000400006.

O presente trabalho objetivou avaliar a validade da versão em português do questionário Eixo II dos Critérios Diagnósticos de Pesquisa em Disfunção Temporomandibular (RDC/TMD). A amostra foi composta por 155 pacientes com sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) atendidos no Centro de Controle da Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, Brasil, no período de julho de 2003 a fevereiro de 2004. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: RDC/TMD Eixo I, para avaliação clínica e classificação da DTM, Eixo II, para avaliação psicossocial, e os questionários específicos para avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal: Impacto da Saúde Bucal nas Atividades Diárias e Perfil do Impacto na Saúde Bucal-14, considerados padrões-ouro. A validação consistiu na avaliação da consistência interna pelo teste de confiabilidade alfa Cronbach, confiabilidade e reprodutibilidade estimadas pela estatística Kappa e correlação de Spearman e validação concorrente, mediante correlação de Spearman. A versão em português do questionário Eixo II do RDC/TMD foi considerada consistente (a Cronbach = 0,72), reprodutível (valores de Kappa entre 0,73 e 0,91; p < 0,01) e válida (p < 0,01). Conclui-se que o instrumento em estudo mostrou-se reprodutível e válido para a população brasileira, possibilitando, assim, a inclusão do Brasil em estudos epidemiológicos transculturais em disfunção temporomandibular.

Keywords : Transtornos da articulação temporomandibular; Estudos de validação; Perfil de impacto da doença.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English