SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Cones nacionais de guta-percha. Parte II: propriedades térmicasPrevalência de hemangioma, malformação vascular e variz de boca numa população brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Oral Research

versão On-line ISSN 1807-3107

Resumo

TANOMARU, Juliane Maria Guerreiro et al. Atividade antimicrobiana in vitro de diferentes composições de cones de guta-percha e pastas de hidróxido de cálci. Braz. oral res. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp. 35-39. ISSN 1807-3107.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242007000100006.

O objetivo deste estudo foi a avaliação da atividade antimicrobiana de diferentes marcas e composições de cones de guta-percha e pastas à base de hidróxido de cálcio utilizados em endodontia. Os materiais avaliados foram: cones de guta-percha contendo hidróxido de cálcio (RoekoTM), cones de guta-percha contendo clorexidina (RoekoTM), duas marcas de cones de guta-percha (Endo PointsTM e RoekoTM) e duas pastas à base de hidróxido de cálcio (CalenTM e Calen/PMCCTM). Os testes antimicrobianos incluíram 5 espécies de microrganismos: Escherichia coli (ATCC10538), Staphylococcus epidermidis (ATCC12228), Staphylococcus aureus (ATCC6538), Pseudomonas aeruginosa (ATCC27853) e Micrococcus luteus (ATCC9341). O método empregado foi o de difusão em Ágar. As placas foram mantidas em temperatura ambiente por 2 horas para pré-difusão e então incubadas a 37°C por 24 horas. O gel de cloreto de trifeniltetrazólio foi acrescentado para otimização e as zonas de inibição foram medidas. A análise estatística foi realizada pela análise de variância e pelo teste de Tukey. Os resultados obtidos demonstraram que todas as espécies microbianas usadas foram inibidas pelos cones de guta-percha com clorexidina e pelas pastas à base de hidróxido de cálcio (CalenTM e Calen/PMCCTM), com resultados similares entre os materiais (p > 0.05). Nenhuma atividade antimicrobiana foi observada para os demais grupos. Concluiu-se que os cones de guta-percha com clorexidina apresentaram atividade antimicrobiana, enquanto os cones com hidróxido de cálcio não demonstraram esta propriedade.

Palavras-chave : Guta-percha; Microbiologia; Hidróxido de cálcio; Clorexidina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês