SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1The profile of digital exclusion in Brazilian societyUsing e-collaboration to improve management education: three scenarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

versión On-line ISSN 1807-1775

Resumen

FERREIRA, Luciene Braz  y  RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Tecnologia da Informação: commodity ou ferramenta estratégica?. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) [online]. 2005, vol.2, n.1, pp. 69-79. ISSN 1807-1775.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-17752005000100006.

Desde o surgimento da Tecnologia da Informação (TI), nem sempre houve consenso quanto à relação entre seu custo e benefício. Por isto, esta é uma questão que tem sido objeto de estudo no meio acadêmico e empresarial. Resultados de pesquisas apontam para duas vertentes opostas: de um lado, a idéia de que a TI é a solução estratégica para processos e serviços organizacionais; por outro lado, acredita-se que a TI é apenas uma ferramenta e não tem mais valor estratégico. Além desta dualidade, existe o desafio de justificar os altos investimentos em TI, visto que as empresas, diante da dinâmica competitiva, não podem focar em esforços não produtivos. O presente trabalho tem como objetivo lançar luz sobre a questão e descrever alguns aspectos que levam a tal dúvida. Para tal, realizou uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, periódicos científicos e revistas técnicas. Inicialmente, apresentam-se alguns conceitos de gestão da TI. Em seguida, são discutidos assuntos sobre a análise do valor da TI, paradoxo da produtividade e como e quando a TI se comporta como commodity. Ao final, são apresentadas as limitações desta reflexão teórica e as considerações sobre a difícil aplicabilidade prática de medidas de produtividade e valor da tecnologia da informação.

Palabras llave : Tecnologia da Informação; Valor da TI; Uso estratégico da TI; Investimento em TI; Paradoxo da TI.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués