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Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

GUNDIM, Alyne de Carvalho et al. Estágio de mineralização dos terceiros molares e sua relação com a idade cronológica: uma amostra da população do Centro-Oeste do Brasil. Rev. odontol. UNESP [online]. 2014, vol.43, n.5, pp.294-298. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/rou.2014.047.

INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos, alguns estudos foram conduzidos com o objetivo de avaliar a aplicabilidade da análise de desenvolvimento dos terceiros molares na estimativa da idade humana. No entanto, há escassez de trabalhos em amostras populacionais da região Centro-Oeste do Brasil.

OBJETIVO:

Avaliar a relação entre estágio de desenvolvimento dos terceiros molares inferiores e a idade cronológica de indivíduos da região Centro-Oeste do Brasil.

MATERIAL E MÉTODO:

Trata-se de um estudo observacional transversal, com uma amostra constituída por 120 prontuários de pacientes entre 5 e 22 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino, atendidos entre os anos de 2007 e 2012 na nossa instituição. O estágio de desenvolvimento dos terceiros molares inferiores foi avaliado pelo método descrito por Nolla e relacionado à idade cronológica do indivíduo por meio de regressão linear, sendo considerados significantes valores de tendência linear entre 0 e 1.

RESULTADO:

Pode-se observar que tanto a amostra composta por pacientes do gênero masculino (R2 = 0,7495) quanto do feminino (R2 = 0,8507) apresentaram correlação linear entre o estágio de desenvolvimento dos terceiros molares inferiores e a idade cronológica. Notou-se, ainda, que os estágios de desenvolvimento coincidiram com idades semelhantes em ambos os gêneros.

CONCLUSÃO:

Há relação entre a idade cronológica e o estágio de desenvolvimento dos terceiros molares inferiores na amostra estudada. Estes dados sugerem que este tipo de análise deve ser individualizada, de acordo com as características populacionais da região.

Palavras-chave : Radiografia panorâmica; terceiro molar; determinação da idade pelos dentes.

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