SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número5Impacto da fluorose dentária na qualidade de vida de crianças e adolescentesEfeito do acabamento e polimento na estabilidade de cor de uma resina composta nanoparticulada imersa em diferentes meios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

CHAVEZ-ANDRADE, Gisselle Moraima et al. Avaliação radiográfica da limpeza de canais radiculares, principal e laterais, utilizando diferentes métodos de irrigação final. Rev. odontol. UNESP [online]. 2014, vol.43, n.5, pp.333-337. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/rou.2014.053.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da irrigação ultrassônica passiva (IUP), utilizando os fluxos intermitente ou contínuo, e da irrigação manual convencional (IMC) na limpeza de canais radiculares, principal e laterais simulados.

MATERIAL E MÉTODO:

Os canais radiculares de 24 dentes artificiais foram preparados e os canais laterais foram confeccionados nos terços médio e apical. Os espécimes foram divididos em três grupos: G1- IMC, G2- IUP 1 (fluxo intermitente) e G3- IUP 2 (fluxo contínuo). Os canais radiculares foram preenchidos com uma solução de contraste e as raízes foram radiografadas antes e após a irrigação. As imagens digitais foram importadas para o programa Image Tool 3.0 e as áreas do canal totalmente preenchidas com o contraste, e após a irrigação, com remanescente do contraste, foram mensuradas para obtenção de dados percentuais. A análise estatística entre os grupos foi realizada por meio dos testes ANOVA e Tuckey.

RESULTADO:

No terço apical, os grupos G2 e G3 (IUP) mostraram melhor limpeza do que o grupo G1 (IMC) (p<0.05). Não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos G2 e G3 (p>0.05).

CONCLUSÃO:

Irrigação ultrassônica passiva com fluxo intermitente promoveu melhor limpeza dos canais laterais simulados do que a irrigação manual convencional no terço apical do canal radicular. Não houve diferenças entre os grupos no canal principal e no terço médio.

Palavras-chave : Endodontia; irrigantes do canal radicular; ultrassom.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )