SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número5Efeito da laserterapia na resposta inflamatória induzida por medicamentos endodônticos implantados em tecido subcutâneo de ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

CAMPOS, Júlio Ferraz et al. Estudo comparativo das microdeformações resultantes de cargas estáticas axiais e não axiais em próteses de três elementos implantossuportadas. Rev. odontol. UNESP [online]. 2014, vol.43, n.5, pp.351-357. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/rou.2014.056.

INTRODUÇÃO:

O controle das microdeformações ao redor dos implantes é um fator que pode levar a uma melhor osseointegração e manutenção das estruturas ósseas.

OBJETIVO:

Avaliar a distribuição de tensões ao redor dos implantes,utilizando-se a extensometria, sob a influência da aplicação de cargas estáticas axiais e não axiais em próteses parciais fixas de três elementos, em diferentes pontos de aplicação de carga.

MATERIAL E MÉTODO:

Em um bloco de poliuretano, foram instalados três implantes de hexágono interno e, sobre esses implantes, pilares protéticos microunit foram conectados com torque de 20 Ncm. Cilindros plásticos foram utilizados para realização dos enceramentos padronizados que, posteriormente, foram fundidos em liga de cobalto cromo. Extensômetros foram colados na superfície do bloco ao redor dos três implantes. As estruturas metálicas foram parafusadas com torque de 10 Ncm cada. Em seguida, foram realizados carregamentos verticais estáticos de 30 kgf, durante dez segundos, em cinco pontos pré-determinados (A, B, C, D e E), utilizando um dispositivo de aplicação de cargas (DAC).

RESULTADO:

Os dados foram analisados pelo teste RM ANOVA, que indicou que o efeito entre o ponto de aplicação de carga e os diferentes corpos de prova não foi estatisticamente significante, enquanto que, para o efeito entre os pontos de aplicação de carga, houve diferença (p=0,0001). Em seguida, aplicou-se o teste de comparação múltipla de Tukey.

CONCLUSÃO:

A aplicação de carga sobre os pontos não axiais D e E produziu um aumento da magnitude de microdeformação ao redor dos implantes.

Palavras-chave : Implantes dentários; prótese parcial fixa; prótese dentária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )