SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Evaluation of the fluoride release and ability to recharge in different glass ionomer cementsAnalysis harmful health habits among patients with oral lesions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

KOBAYASHI, Henri Menezes et al. Risco familiar como elemento para organização da demanda em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família. Rev. odontol. UNESP [online]. 2015, vol.44, n.2, pp.85-91. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0003.

Introdução

Um dos principais problemas dos serviços públicos de saúde, em que a equipe de saúde bucal da família está inserida, é o acesso dos usuários ao tratamento odontológico na atenção primária, principalmente no que se refere à doença cárie.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre risco familiar – para priorização de visitas domiciliares – e condições de saúde bucal, visando a prover evidência sobre o primeiro indicador para organização da demanda em saúde bucal, na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Método

A verificação do risco familiar baseou-se na ficha A do SIAB, utilizada para o cadastramento das famílias na ESF. Onze cirurgiões dentistas examinaram as condições de saúde bucal de 1165 pessoas (608 de 12 a 19 anos e 557 de 35 a 44 anos de idade), classificando-as em seis códigos de A a F. Empregou-se a regressão logística multinomial (α=0,05) para análise da associação entre as variáveis de risco familiar e a situação de saúde bucal.

Resultado

Houve associação significativa entre risco familiar e presença da doença cárie com necessidade de tratamento (OR: 2,08; p<0,0001).

Conclusão

As pessoas que possuem risco familiar teriam duas vezes mais chance de apresentar a doença cárie em comparação às sem risco, corroborando a relevância deste elemento na organização da demanda em saúde bucal.

Keywords : Atenção primária à saúde; saúde bucal; risco; saúde da família.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )