SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue6Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services?Mandibular bone graft, complications associated the donor and recipient areas and survival dental implants: a retrospective study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

BUSATO, Claudia de Abreu et al. Utilização do hipoclorito de sódio na descontaminação de escovas dentais: estudo in vitro. Rev. odontol. UNESP [online]. 2015, vol.44, n.6, pp.335-339.  Epub Oct 06, 2015. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.04214.

Introdução

A escovação dentária é um método utilizado para controle do biofilme dental; entretanto, as escovas dentais tornam-se um meio de contaminação de microrganismos após seu uso, com lacunas importantes em relação a estes métodos de desinfecção, principalmente no uso coletivo.

Objetivo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a descontaminação de escovas dentais contaminadas in vitro, utilizando-se hipoclorito de sódio 0,08% em diferentes períodos de tempo (5, 10 e 15 minutos).

Material e método

Foram utilizadas, nesta pesquisa, 72 escovas dentais distribuídas em seis grupos, levando-se em conta o microrganismo utilizado para contaminação, sendo: grupo 1, contaminadas com Escherichia coli; grupo 2, com Stafilococcus aureus; grupo 3, com Streptococcus pyogenes; grupo 4, com Enterococus faecalis; grupo 5, com suspensões de todas as bactérias, e grupo 6, o grupo-controle. Após a contaminação, os grupos foram imersos na solução de hipoclorito de sódio a 0,08% por períodos de 5, 10 e 15 minutos, sendo considerado positivo para desinfecção a não turvação do meio de imersão.

Resultado

No tempo de imersão de 5 minutos, ocorreu a desinfecção dos grupos 2 e 3; em 10 minutos, houve desinfecção dos grupos 1,2 e 3; após 15 minutos de imersão, ocorreu a desinfecção de todos os cinco grupos.

Conclusão

O uso de hipoclorito de sódio 0,08% foi efetivo na descontaminação de escovas dentais contaminadas com bactérias Escherichia coli, Stafilococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Enterococcus faecalis, num tempo de imersão de 15 minutos.

Keywords : Escovação dentária; hipoclorito de sódio; descontaminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )