SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Factors associated with tobacco use among dental students at a University in CuritibaModeling and validation of a 3D premolar for finite element analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

MICHELON, Carina et al. Eficácia da irrigação ultrassônica passiva na remoção de material obturador durante o retratamento endodôntico. Rev. odontol. UNESP [online]. 2016, vol.45, n.1, pp.15-20.  Epub Feb 12, 2016. ISSN 1807-2577.  https://doi.org/10.1590/1807-2577.02814.

Introdução

O retratamento endodôntico requer a remoção de todos os materiais obturadores para a limpeza, o preparo e a obturação subsequentes do canal radicular.

Objetivo

Avaliar a eficácia da Irrigação Ultrassônica Passiva (IUP) na remoção de material obturador residual após a desobturação com sistema rotatório de níquel-titânio.

Material e método

Dezoito raízes mesiais de molar inferior com istmos foram preparadas e obturadas. A obturação foi removida com o sistema rotatório ProTaper Retratamento e limas manuais tipo K. Os espécimes foram randomizados em dois grupos (n = 9), ambos irrigados com NaOCl a 2,5% e EDTA a 17%. No grupo Convencional, a seringa de irrigação foi utilizada. No grupo da IUP, a técnica da IUP foi usada. As raízes foram seccionadas longitudinalmente e avaliadas em estereomicroscópio. O teste t de Student foi usado para comparar os grupos e o modelo linear geral foi usado para comparar os terços cervical, médio e apical dentro de cada grupo, no que diz respeito a porcentagem de material obturador residual.

Resultado

Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos, independentemente do terço do canal radicular analisado (P> 0.05). No grupo da IUP, o terço apical mostrou uma porcentagem significativamente mais alta de material obturador residual quando comparado aos terços cervical (P = 0.038) e médio (P= 0.029).

Conclusão

A IUP não foi mais eficaz do que a técnica convencional na remoção de material obturador remanescente durante o retratamento endodôntico em canais radiculares com anatomia complexa.

Keywords : Irrigação; retratamento; canal radicular; ultrassom.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )