SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Eficácia da irrigação ultrassônica passiva na remoção de material obturador durante o retratamento endodônticoEficácia das manobras de desbridamento no preparo químico-mecânico quanto à desinfecção no terço apical em molares humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

DURAND, Letícia Brandão; GUIMARAES, Jackeline Coutinho; MONTEIRO JUNIOR, Sylvio  e  BARATIERI, Luiz Narciso. Modelagem e validação 3D de um premolar para análise de elementos finitos. Rev. odontol. UNESP [online]. 2016, vol.45, n.1, pp.21-26.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06715.

Introdução

O desenvolvimento e validação de modelos matemáticos é uma importante etapa da metodologia de estudos de elementos finitos.

Objetivo

Este estudo tem o objetivo descrever o desenvolvimento e validação de um modelo numérico tridimensional de um pré-molar superior para análise em elementos finitos.

Material e método

Fotografias padronizadas de cortes sequenciais de um pré-molar hígido serviram de referência para o desenvolvimento do modelo 3D, que foi construído por meio do programa SolidWorks (Dassault, França). A fim de validar o modelo testes de compressão e simulação numérica foram realizados. Os gráficos de carga versus deslocamento de ambos os ensaios foram comparados visualmente, a percentagem de erro calculada e homogeneidade dos coeficientes de regressão testada.

Resultado

Um modelo 3D preciso foi desenvolvido e validado, uma vez que os gráficos apresentavam-se visualmente semelhantes, o percentual de erro ficou dentro dos limites aceitáveis​​ e as retas foram consideradas paralelas.

Conclusão

Os procedimentos de modelagem e validação descritos permitem o desenvolvimento de modelos dentários 3D precisos com comportamento biomecânico semelhante aos dentes naturais. Os métodos podem ser aplicados no desenvolvimento e validação de novos modelos e estudos de simulações computacionais por meio do MEF.

Palavras-chave : Simulação por computador; estudos de validação; análise de elementos finitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )