Acessibilidade / Reportar erro

Comparação do índice de infecção pós-operatória em fraturas mandibulares lineares com o uso de profilaxia antibiótica

Comparison of postoperative infection rate in linear mandibular fractures using antibiotic prophylaxis

Resumo

Introdução

Infecções pós-operatórias representam a maior complicação no tratamento de fraturas mandibulares. A utilização de profilaxia antibiótica diminui os índices de infecção, entretanto sua manutenção após o procedimento cirúrgico é controversa na literatura.

Objetivo

Comparar o índice de infecção pós-operatória no tratamento de fraturas mandibulares lineares com ou sem profilaxia antibiótica pós-operatória.

Metodologia

Foi realizada uma análise retrospectiva transversal para verificar a presença de infecção pós-operatória. Trinta prontuários de pacientes portadores de fraturas mandibulares lineares, tratados por meio de acesso intrabucal e fixação interna estável, foram selecionados e divididos em dois grupos com 15 prontuários cada: pacientes que realizaram apenas profilaxia antibiótica pré-operatória e pacientes que realizaram profilaxia antibiótica pré e pós-operatória por seis dias.

Resultado

Foram observadas cinco infecções, sendo três no grupo que realizou apenas profilaxia pré-operatória e duas no grupo que fez uso de antibiótico após o procedimento.

Conclusão

Em fraturas mandibulares lineares, a utilização de antibiótico pós-operatório não reduziu o índice de infecções significantemente.

Descritores:
Antibioticoprofilaxia; infecção; fraturas mandibulares

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br