SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número6Clinical comparison of short and conventional implants placed in the posterior region of the mandible. A pilot study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Odontologia da UNESP

versión On-line ISSN 1807-2577

Resumen

CORRADI, Luciene Menrique et al. Identificação de desaparecidos: a contribuição da perícia em odontologia forense e do exame de DNA. Rev. odontol. UNESP [online]. 2017, vol.46, n.6, pp.313-318.  Epub 13-Nov-2017. ISSN 1807-2577.  https://doi.org/10.1590/1807-2577.02817.

Introdução

A identificação humana é uma das principais etapas referentes às questões relacionadas à pessoa desaparecida.

Objetivo

O presente estudo visou avaliar a efetividade da identificação humana pelas perícias odontolegais realizadas no Serviço de Antropologia Forense de Belo Horizonte-Minas Gerais, comparando-as com as realizadas por DNA.

Metodologia

Estudo transversal, utilizando dados secundários registrados no arquivo do Setor de Antropologia Forense, considerando o período de 2008 a 2014, referente às perícias de identificação odontolegais e DNA.

Resultado

Analisando-se apenas as perícias de interesse deste estudo (241), a análise de DNA foi o método utilizado para identificação em 79,3% dos casos e exame odontolegal, 20,7%. Quanto ao tipo de material biológico encaminhado para análise, os cadáveres desconhecidos totalizaram 131 (53,9%), as ossadas 109 (44,9%) e segmentos corporais 3 (1,2%). A análise do tempo efetivamente despendido para a conclusão dos exames mostrou que os realizados pela Odontologia foram mais rápidos que os de DNA. No exame odontolegal, o tempo gasto independe do tipo de documentação odontológica avaliada.

Conclusão

A análise dos resultados do presente estudo mostrou que a identificação humana pela técnica odontolegal é eficaz, mais ágil e menos onerosa, contribuindo para uma maior celeridade na resolução de questões envolvidas na localização de pessoas desaparecidas.

Palabras clave : Antropologia forense; odontologia legal; genética forense; identificação biométrica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )