SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número6Comparação clínica de implantes curtos e convencionais instalados na região posterior da mandíbula. Estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

CORRADI, Luciene Menrique et al. Identificação de desaparecidos: a contribuição da perícia em odontologia forense e do exame de DNA. Rev. odontol. UNESP [online]. 2017, vol.46, n.6, pp.313-318.  Epub 13-Nov-2017. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.02817.

Introdução

A identificação humana é uma das principais etapas referentes às questões relacionadas à pessoa desaparecida.

Objetivo

O presente estudo visou avaliar a efetividade da identificação humana pelas perícias odontolegais realizadas no Serviço de Antropologia Forense de Belo Horizonte-Minas Gerais, comparando-as com as realizadas por DNA.

Metodologia

Estudo transversal, utilizando dados secundários registrados no arquivo do Setor de Antropologia Forense, considerando o período de 2008 a 2014, referente às perícias de identificação odontolegais e DNA.

Resultado

Analisando-se apenas as perícias de interesse deste estudo (241), a análise de DNA foi o método utilizado para identificação em 79,3% dos casos e exame odontolegal, 20,7%. Quanto ao tipo de material biológico encaminhado para análise, os cadáveres desconhecidos totalizaram 131 (53,9%), as ossadas 109 (44,9%) e segmentos corporais 3 (1,2%). A análise do tempo efetivamente despendido para a conclusão dos exames mostrou que os realizados pela Odontologia foram mais rápidos que os de DNA. No exame odontolegal, o tempo gasto independe do tipo de documentação odontológica avaliada.

Conclusão

A análise dos resultados do presente estudo mostrou que a identificação humana pela técnica odontolegal é eficaz, mais ágil e menos onerosa, contribuindo para uma maior celeridade na resolução de questões envolvidas na localização de pessoas desaparecidas.

Palavras-chave : Antropologia forense; odontologia legal; genética forense; identificação biométrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )