SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número6Análise em micro-CT da capacidade de preenchimento e porosidade de materiais retrobturadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

SCHNEIDER, Patrícia Pigato et al. Avaliação histológica dos efeitos da corticotomia no movimento ortodôntico induzido em ratos. Rev. odontol. UNESP [online]. 2017, vol.46, n.6, pp.368-373. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.10417.

Objetivo

Identificar evidências histológicas do efeito da corticotomia no movimento ortodôntico no rato.

Material e método

Quarenta e cinco ratos Wistar (Rattusnorvegicus Albinus) foram igualmente divididos em três grupos: Grupo de Controle (GC) - sem movimento dentário ou corticotomia; Grupo de movimento (GM) – apenas movimento ortodôntico do dente; e Corticotomia e Movimento Grupo (GCM) - movimento ortodôntico dentário cirurgicamente assistido por corticotomia. Os procedimentos cirúrgicos de GCM consistiram de uma incisão no palato, da mesial a distal do primeiro molar superior direito. O movimento do dente no GM e GCM foi aplicado com uma força da mola helicoidal de 40 gF do primeiro molar superior direito para o incisivo superior direito. Os ratos foram sacrificados no 1º, 3º e 7º dia e, após este período, foram realizadas seções histológicas para avaliar a contagem de osteoblastos e osteoclastos nas áreas de tensão e pressão.

Resultado

A análise histológica mostrou que o GCM apresentou melhor resposta celular na neoformação óssea quando comparado aos outros grupos. Em áreas de pressão, no 3º dia, houve uma maior proliferação de osteoclastos, resultando em maior reabsorção. Em áreas de tensão, no 1º dia, houve uma maior proliferação de osteoblastos, indicando aumento da formação óssea.

Conclusão

A diferença entre os grupos tratados ocorreu apenas no período inicial do movimento. Portanto, as alterações causadas pela corticotomia não são significativas no movimento ortodôntico para justificar o procedimento invasivo.

Palavras-chave : Técnicas de movimentação dentária; osteoclastos; osteoblastos; ratos; ortodontia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )