SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Avaliação da anatomia da região anterior da mandíbula por meio de tomografia de feixe cônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão impressa ISSN 0101-1774versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

PADOVAN, Luis Eduardo Marques et al. Análise histológica do uso da cerâmica bifásica a base de hidroxiapatita e β-tricálcio fosfato em cirurgia de elevação de assoalho de seio maxilar: estudo piloto. Rev. odontol. UNESP [online]. 2018, vol.47, n.2, pp.63-68.  Epub 16-Abr-2018. ISSN 0101-1774.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.10917.

Objetivo

Avaliar o reparo ósseo associado ao uso da cerâmica bifásica a base de hidroxiapatita e β-tricálcio fosfato (HA/TCP) nos procedimentos de elevação da membrana do seio maxilar em humanos.

Material e método

Foram selecionados 10 pacientes com rebordo ósseo residual entre 3 mm e 5 mm de altura na região posterior da maxila e que tinham indicação para procedimentos de enxertia óssea associado ao levantamento de seio maxilar. Os seios maxilares foram preenchidos com HA/TCP, e após 8 meses, foi executado a instalação dos implantes e nesse momento foi realizada a coleta de um fragmento ósseo com auxílio de uma broca trefina, o qual foi submetido à análise histológica da área enxertada.

Resultado

A análise histológica das biópsias revelou a presença de tecido ósseo vital e imaturo, justaposto ao biomaterial. A análise histomorfométrica revelou percentuais de 28,8%, 27,4% e 43,6% para tecido ósseo, biomaterial e tecido mole, respectivamente.

Conclusão

As áreas enxertadas com a HA/TCP apresentaram quantidade adequada de formação óssea que permitiu a instalação dos implantes. O sucesso do procedimento de enxertia com esse biomaterial esteve associado ao seu potencial de osteocondução que permitiu a formação de tecido ósseo em íntimo contato com a HA/TCP.

Palavras-chave : Seio maxilar; transplante ósseo; implantes dentários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )