SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Análise histológica do uso da cerâmica bifásica a base de hidroxiapatita e β-tricálcio fosfato em cirurgia de elevação de assoalho de seio maxilar: estudo pilotoInfluência da temperatura de armazenamento na viabilidade de Streptococcus mutans índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão impressa ISSN 0101-1774versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

LOCKS, Bruna Jussara Constantino et al. Avaliação da anatomia da região anterior da mandíbula por meio de tomografia de feixe cônico. Rev. odontol. UNESP [online]. 2018, vol.47, n.2, pp.69-73.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 0101-1774.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.10517.

Introdução

Hemorragias, edema no assoalho bucal e elevação da língua são complicações relacionadas a procedimentos cirúrgicos na região anterior da mandíbula.

Objetivo

Os objetivos deste estudo foram avaliar a presença e localização do forame lingual na região anterior da mandíbula e avaliar a morfologia mandibular utilizando tomografia computadorizada com feixe de cone (CBCT).

Material e método

A morfologia da mandíbula e a localização, diâmetro e altura do forame lingual foram analisados utilizando a medula e o forame mental como referências em 278 CBCT.

Resultado

88% da amostra tinha um forame lingual da linha média, totalizando 408 forames, com um diâmetro médio de 0,93 mm. Na região lingual entre a linha média e forames mentais foram detectados em 75% da amostra, com um diâmetro médio de 0,807 mm. Não houve correlação positiva entre a presença de forames lingual nas regiões lateral ou na região média (r = -0,149; p = 0,013). Na região da linha média, a forma mandibular do tipo I era predominante (96%) e o tipo III predominava nas regiões laterais.

Conclusão

Considerando a prevalência dessas estruturas e sua relevância clínica em possíveis complicações cirúrgicas, é importante analisar cuidadosamente a região anterior da mandíbula durante o planejamento cirúrgico.

Palavras-chave : Tomografia computadorizada de feixe cônico; anatomia; assoalho bucal; mandíbula.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )