SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Avaliação da anatomia da região anterior da mandíbula por meio de tomografia de feixe cônicoAnálise lexical do Código de Ética Odontológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão impressa ISSN 0101-1774versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

COTA, Ana Lídia Soares  e  ALVIM, Ronaldo Gomes. Influência da temperatura de armazenamento na viabilidade de Streptococcus mutans. Rev. odontol. UNESP [online]. 2018, vol.47, n.2, pp.74-78.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 0101-1774.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.08317.

Introdução

O correto armazenamento e manutenção adequada de material biológico viável representam importante papel nas pesquisas microbiológicas em virtude da oportunidade de desenvolvimento de pesquisas futuras.

Objetivo

Avaliar a viabilidade de Streptococcus mutans (S. mutans ) previamente cultivados e armazenados sob diferentes temperaturas há aproximadamente oito anos.

Material e método

Foram avaliados 393 isolados bacterianos armazenados em freezer a -80°C (G1) e 200 em freezer a -20°C (G2). Alíquotas de cada amostra foram semeadas em meios de cultura ágar sangue e ágar Mitis Salivarius Bacitracina Sacarose. Após incubação sob condições de microaerofilia em estufa a 37°C, durante 72 horas, observou-se: presença, morfologia e pureza do crescimento bacteriano. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultado

A viabilidade microbiana foi observada em praticamente todas as amostras (99,7%) em G1. Por outro lado, todas aquelas estocadas a -20°C foram consideradas inviáveis.

Conclusão

A viabilidade de S. mutans é influenciada pela temperatura de armazenamento das amostras, sendo que as cepas permanecem viáveis quando estocadas em condições ideais de temperatura (-80°C), mesmo quando armazenadas por longo período de tempo.

Palavras-chave : Streptococcus mutans; cárie dentária; viabilidade microbiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )