SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue4Effect of brushing and beverages on surface roughness of ceramic brackets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

Print version ISSN 0101-1774On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

BERTOLO, Marcus Vinicius Loureiro et al. O uso do gel de glicerina melhora a estabilidade de cor de resinas compostas?. Rev. odontol. UNESP [online]. 2018, vol.47, n.4, pp.256-260.  Epub Aug 30, 2018. ISSN 0101-1774.  https://doi.org/10.1590/1807-2577.07618.

Introdução

A camada superficial de resina composta não polimerizada, em função da presença do oxigênio, ocasiona problemas clínicos, como alteração de cor por absorção de pigmentos.

Objetivo

Determinar o efeito de diferentes técnicas usadas no controle da formação da camada de dispersão sobre as propriedades ópticas de uma resina composta comercial.

Material e método

Espécimes foram produzidos com a resina composta Estelite Sigma. A fotoativação foi conduzida com uma fonte de luz LED Bluephase G2 (1.200 mW/cm2 por 40 s). Os grupos foram determinados em função de três técnicas distintas: 1) sem tratamento (controle); 2) fotoativação com gel de glicerina; 3) polimento com lixa abrasiva após a fotoativação. A estabilidade de cor (ΔE) e o parâmetro de translucidez foram determinados pelo método de espectroscopia de reflectância (Easyshade Compac, Vita) empregando o parâmetro CIELab. As análises foram realizadas imediatamente após a fotoativação e repetidas após 7 dias de armazenamento em água ou em café. Os resultados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey (α = 0,05).

Resultado

Não houve diferença para ΔE nos grupos envelhecidos em água. Quando armazenados em café, o grupo controle apresentou o maior valor de ΔE, enquanto o grupo polido gerou a menor alteração de cor. A aplicação do gel de glicerina produziu resultados intermediários. O parâmetro de translucidez não foi afetado pelos tratamentos testados.

Conclusão

O uso do gel de glicerina minimiza a alteração de cor nas regiões de difícil acesso aos instrumentos de acabamento e de polimento.

Keywords : Resinas compostas; materiais dentários; estabilidade de cor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )