SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número6Avaliação in vitro do efeito de dentifrícios branqueadores contendo blue covarine sobre o esmalte dentário bovino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Odontologia da UNESP

versão impressa ISSN 0101-1774versão On-line ISSN 1807-2577

Resumo

MATUMOTO, Marçal Seitaro et al. A influência de três técnicas de fotoativação na sorção e solubilidade de diferentes resinas compostas. Rev. odontol. UNESP [online]. 2018, vol.47, n.6, pp.395-399. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.11718.

Introdução

Há uma crescente demanda por restaurações estéticas, sendo as resinas compostas polimerizadas o material mais utilizados nesses procedimentos. Visando uma maior resistência à solubilização, uma polimerização adequada é necessária.

Objetivo

Avaliar a influência de três técnicas de fotoativação na sorção e na solubilidade de três resinas compostas.

Material e método

Foram confeccionados 90 corpos-de-prova, com 8 mm de diâmetro e 1 mm de espessura, divididos em 9 grupos (n = 10) de resinas - Filtek Z350 XT, Tetric N-Ceram e IPS Empress Direct, cada uma elas polimerizada com LED Bluephase, utilizando as técnicas: Convencional, Soft-Start (SS) e Pulse Delay (PD). Posteriormente foram colocadas em dessecador com sílica gel a 98,6 F e pesadas diariamente até obtenção de massa constante (m1). Depois foram imersos em água desionizada durante sete dias e pesados ​​novamente (m2). O recondicionamento da amostra de teste foi realizado utilizando o procedimento m1, até que uma massa constante (m3) fosse obtida. Os valores de sorção e solubilidade foram calculados e submetidos ao teste ANOVA (two-way), seguido por Tukey post hoc, p <0,05.

Resultado

Não houve diferenças estatisticamente significantes para sorção e solubilidade nas resinas estudadas quanto as técnicas de fotoativação. Para análise de solubilidade, foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os materiais. Os resultados para resina compostaFiltek Z350 XT apresentaram valores de hibridação estatísticos superiores aos das outras resinas compostas avaliadas.

Conclusão

As diferentes formas de fotoativação não influenciaram a sorção e solubilidade das resinas compostas testadas.

Palavras-chave : Resina composta; polimerização leve; sorção de água; solubilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )