Acessibilidade / Reportar erro

Influência da topografia de superfície nanométrica na estabilidade primária de mini-implantes dentários

Influence of the nanometric surface topography on the primary stability of dental mini-implants

Resumo

Introdução

A modificação físico-química da superfície de mini-implantes utilizados no suporte de overdentures pode influenciar o desempenho mecânico dos mesmos.

Objetivo

Avaliar a influência de um tratamento de superfície do tipo nanométrico no desempenho mecânico de novos designs de mini-implantes.

Material e método

Foram utilizados 40 mini-implantes (Ti-6Al-4V), com Ø 2 mm × 10 mm de comprimento e dois designs diferentes, rosqueado e helicoidal, divididos em quatro grupos (n=10), de acordo com o modelo e a presença ou a ausência de tratamento superficial. O desempenho mecânico foi avaliado por meio de torque de inserção e ensaio de arrancamento em cilindros ósseos suínos. Análise de variância ANOVA e teste de Tukey, com significância de 5%, foram utilizados para análise estatística dos dados.

Resultado

Foi observada diferença estatisticamente significante entre os grupos com e sem tratamento para torque de inserção (p<0,001), e ensaio de arrancamento (p=0,006), sendo a maior média para o grupo com tratamento, independentemente do design. Na comparação entre os designs, o rosqueado apresentou média significativamente maior (p<0,001) que o helicoidal. Conclusão: O tratamento de superfície nanométrico viabilizou melhor desempenho mecânico dos mini-implantes avaliados. Com relação aos novos designs testados, o rosqueado apresentou resultados superiores ao helicoidal.

Descritores:
Implantes dentários; design; torque; alteração de superfície

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br