SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Evaluation of the effect of chlorhexidine and sodium hypochlorite in adhesive cementation of fiber posts - in vitro studyOverview of the Brazilian odontological studies presented at a scientific meeting - SBPqO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

Print version ISSN 0101-1774On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

WESCHENFELDER, Vanessa Mallmann et al. Radiopacidade de dentes artificiais para treinamento pré-clínico de endodontia. Rev. odontol. UNESP [online]. 2019, vol.48, e20190053.  Epub Nov 07, 2019. ISSN 1807-2577.  https://doi.org/10.1590/1807-2577.05319.

Introdução

Dentes artificiais têm sido utilizados para a prática odontológica e, segundo seus fabricantes, apresentam muita similaridade aos dentes humanos para treinamento.

Objetivo

Avaliar a radiopacidade de dentes endodônticos artificiais para uso em atividades de ensino e saber a percepção de docentes quanto à análise radiográfica.

Material e método

Trinta réplicas de incisivos centrais superiores de três marcas comerciais (Fábrica de Sorrisos, IM do Brasil e Real Dent) e um incisivo humano foram utilizados. Foram dispostos sobre um sensor radiográfico o dente humano e um dente artificial de cada empresa. As análises de radiopacidade foram feitas no programa Photoshop® em triplicata em quatro regiões distintas: porção central da coroa e nos terços cervical, médio e apical do canal. A percepção quanto à utilização dos dentes como instrumento prático de ensino foi avaliada por meio de um questionário aplicado a oito professores de endodontia. Para análise estatística dos valores de radiopacidade, foi utilizada a ANOVA, seguida do teste de Tukey. Foi empregado um nível de significância de 5%. Para análise do questionário, foram empregados métodos descritivos e por porcentagem de dados no que se refere à frequência das respostas.

Resultado

Houve diferença de radiopacidade entre os diferentes dentes testados em cada região analisada (p > 0,05). Na percepção dos professores com relação à utilização dos dentes no ensino, eles colocaram em ordem crescente os seguintes dentes para uso: IM do Brasil, Fábrica de Sorrisos, Real Dent e humano.

Conclusão

A radiopacidade dos dentes artificiais foi diferente do humano. O dente artificial da Fábrica de Sorrisos apresentou os maiores valores de radiopacidade. Contudo, os professores consideraram ideais para utilização no ensino apenas o dente humano e o dente da Real Dent.

Keywords : Educação odontológica; treinamento endodôntico pré-clínico; dentes artificiais; radiopacidade; percepção profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )