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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509

Resumo

ROCHA, Braulio; WINTERSTEIN, Pedro José  e  AMARAL, Silvia Cristina Franco. Interação social em aulas de educação física. Rev. bras. educ. fís. esporte (Impr.) [online]. 2009, vol.23, n.3, pp.235-245. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092009000300005.

O estudo analisou formas de interação social que ocorrem durante a prática de jogos infantis. A perspectiva histórico-cultural, em especial as contribuições de Vigotski, foi o fundamento teórico para pensarmos a interação social. A pesquisa, caracterizada como observação participante, foi realizada com crianças de nove a 11 anos. A proposta de condução das aulas pautou-se nas aulas abertas, procurando incentivar as crianças a modificarem as regras dos jogos, permitindo que houvesse uma maior chance de interação entre as mesmas. Os dados obtidos no trabalho de campo foram categorizados em três esferas situacionais: participação, atividade e relacionamento. A partir da análise destas esferas é possível afirmar que é no contato entre indivíduos no ambiente educacional, de forma ativa e comprometida, que a interação social ocorre efetivamente de maneira mais interessante, pois exigem dos alunos atitudes que respondam aos problemas e divergências evidenciados entre eles, muitas vezes, sem a imposição do adulto.

Palavras-chave : Educação física; Interação social; Internalização.

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