SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Trends on the Brazilian research in Physical Education. Part 2: a view through the epistemological diversity in graduate programsEffects of cycling with the knees close to the bicycle frame on the lower limb muscle activation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

SHIBUKAWAI, Rodrigo Massami; GUIMARAES, Adriana Coutinho de Azevedo; MACHADO, Zênite  and  SOARES, Amanda. Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar. Rev. bras. educ. fís. esporte (Impr.) [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.19-26. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092011000100003.

O estudo de corte transversal analisou os motivos da prática da dança de salão nas aulas de Educação Física escolar de escolas particulares, relacionando-os com o gênero, seu tempo de prática e participação em eventos de dança de salão. Obteve-se uma amostra de 279 alunos com idade de 15,5 ± 1,0 anos, matriculados nas aulas de dança de salão como Educação Física escolar. Aplicou-se o questionário de motivação para as atividades desportivas - QMAD, adaptado de SERPA e FRIAS (1990) e SERPA (1991). Analisou-se os dados através da estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de 95%. Foram encontradas associações significativas entre os motivos e gêneros (r = 0,285; - 0,172); tempo de prática (r = 0,174) e frequência em eventos (r = 0,122; - 0,156). A dança de salão oferece em sua prática uma ferramenta de inúmeras possibilidades, onde cada um de seus praticantes procura preencher as suas próprias necessidades. De acordo com os resultados levantados percebe-se que os alunos estão motivados com a prática de dança de salão na escola havendo diferenças entre o gênero, o tempo de prática e a frequência nos eventos. Diante disto sugere-se a criação de propostas metodológicas condizentes com os principais motivos dos alunos nas aulas de dança de salão dentro do ambiente da Educação Física escolar.

Keywords : Atividade motora; Dança; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License