SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográficaCorporeidade e sexualidade em dançarinos de rua: axé e hip hop índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509

Resumo

MIYABAYASHI, Luciane Akemi  e  PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2011, vol.25, n.4, pp.649-662. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092011000400009.

Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.

Palavras-chave : Relações sociais; Desenvolvimento infantil; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons