SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Relationship between methods of training load quantification based on perception of effort and heart rate in young futsal players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

LEITE, Cátia Fernandes et al. Efeitos do treinamento moderado contínuo sobre parâmetros imunológico e metabólico de ratos suplementados com maltodextrina. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.1, pp. 7-16. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000100002.

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do exercício moderado contínuo sobre a contagem total e diferencial de leucócitos, as concentrações de glicose sérica e os teores lipídicos de ratos suplementados e não suplementados com solução carboidratada. Para tanto, 35 ratos Wistar, machos foram distribuídos em quatro grupos: sedentários não suplementado (n = 10) e suplementado (n = 8); treinados em exercício aeróbio moderado contínuo não suplementado (n = 9) e suplementado (n = 8). O período de treinamento foi de seis semanas de natação em padrão contínuo com sobrecarga correspondente a 3% do peso corporal. Durante cinco dias os animais foram suplementados com uma dose diária de 0,48 g.kg-1 de maltodextrina dissolvida em água ou receberam água pura. O exercício moderado causou uma diminuição significativa na glicemia (p < 0,001) e no número de linfócitos sanguíneos (p < 0,01), entretanto, a maltodextrina proporcionou um aumento significativo nos linfócitos dos animais treinados (p < 0,03). Não houve efeito do treinamento e da maltodextrina no perfil lipídico. Conclui-se que com seis semanas de treinamento foi possível causar queda no número de linfócitos e concentração de glicose sérica, mas com cinco dias de suplementação o declínio na contagem de linfócitos foi atenuado sem, no entanto, causar elevações no perfil lipídico.

Keywords : Capacidade aeróbia; Glicemia; Linfócitos; Carboidrato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese