SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Analysis of predictive equations of body fat in young taekwondo athletesPhysical inactivity, sedentary behavior and overweight: association study with socioeconomic status in youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

SALVINI, Leila; SOUZA, Juliano de  and  MARCHI JUNIOR, Wanderley. A violência simbólica e a dominação masculina no campo esportivo: algumas notas e digressões teóricas. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 401-410. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300006.

No presente artigo procuramos apresentar, de um ponto de vista teórico, algumas conjecturas relacionadas ao exercício da violência simbólica e, sobretudo, da dominação masculina no campo esportivo recuperando, na medida do possível, alguns exemplos práticos diretamente relacionados ao futebol e ao uso do corpo nos esportes. Tendo como ponto de partida para construção dos argumentos, a análise sociológica de Pierre Bourdieu, nos propomos, num primeiro momento, em apresentar brevemente a teoria dos campos e seus desdobramentos em se tratando da leitura do esporte. Num segundo momento, pretendemos avançar no tratamento da violência simbólica e dos usos legítimos do corpo como uma das formas sutis da dominação masculina reproduzida no campo esportivo.

Keywords : Violência simbólica; Dominação masculina; Campo esportivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese