SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Facilitators and barriers to the implementation and participation in social projects that involve sport activities: the case of Village School Program and of the Active Sport projectsRisk factors associated with feeding behavior of players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

CASTELLANI, Rafael Moreno. A liderança e coesão grupal no futebol profissional: o pesquisador fora do jogo. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 431-445. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300009.

Este estudo buscou retratar os efeitos da liderança sobre o funcionamento do grupo; detectar a importância e necessidade de um grupo coeso no futebol profissional; descrever/analisar a relação entre o pesquisador e clube; e apontar as limitações e obstáculos enfrentados durante a pesquisa de campo. De cunho qualitativo e com referencial teórico da psicologia social, sobretudo Kurt Lewin e Pichon-Rivière, este estudo partiu da análise de um grupo de futebol profissional. Dentre as dificuldades encontradas destacam-se: impossibilidade de acesso às situações/locais sugeridos metodologicamente; negativas de entrevistas; rejeição da aplicabilidade do teste de livre escolha. Identificou-se a vontade/necessidade do clube em manter ao pesquisador estas limitações. O vínculo criado e papéis assumidos prejudicaram ainda mais as análises. A percepção da importância da liderança e da coesão do grupo está presente no futebol profissional tendo a liderança situacional e a democrática maior relevância neste contexto específico.

Keywords : Pesquisa; Futebol profissional; Grupo; Vinculo; Psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese