SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Leadership and group cohesion in professional football: the off-game researcherFrequency and precision of feedback and the adaptive process of learning a dual motor task author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

FORTES, Leonardo de Sousa; MATTA, Marcelo de Oliveira; PAES, Santiago Tavares  and  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Fatores de risco associados ao comportamento alimentar inadequado em futebolistas. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 447-454. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300010.

O comportamento alimentar inadequado (CAI) parece estar associado a diversos fatores. No entanto, a população de atletas, principalmente do sexo masculino, é carente de investigações deste tipo. O objetivo do presente estudo foi identificar fatores de risco para o CAI em jovens futebolistas. Foram avaliados 271 futebolistas de Juiz de Fora/MG. Avaliou-se o CAI mediante aplicação do Eating Attitudes Test (EAT-26). A insatisfação corporal foi verificada por intermédio do Body Shape Questionnaire. Aferiu-se massa corporal e estatura para calcular-se o índice de massa corporal, além de dobras cutâneas com o propósito de estimar a adiposidade corporal. Conduziu-se regressão logística binária para avaliar riscos sobre o CAI, incutindo nível de significância de 5%. Observou-se que somente a insatisfação corporal manteve-se associada ao CAI, tanto no modelo simples, quanto no ajustado para todas as variáveis (p < 0,05). Concluiu-se que a insatisfação corporal apresentou riscos para a manifestação do CAI.

Keywords : Transtornos alimentares; Atletas; Futebol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese