SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Frequency and precision of feedback and the adaptive process of learning a dual motor taskType of trajectory does not affect the visual control of braking in cyclists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

MATTHIESEN, Sara Quenzer; GINCIENE, Guy  and  FREITAS, Fernando Paulo Rosa de. Registros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de Educação Física. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 463-471. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300012.

Pautada em pesquisa documental, o objetivo desse trabalho consistiu em investigar as alterações pelas quais a maratona passou ao longo dos anos, visando a difusão desse conhecimento, especialmente, em aulas de Educação Física. Entre as modificações estruturais, os atletas, as marcas e as curiosidades em torno de cada uma das edições olímpicas dessa prova, verificou-se, por exemplo, que inspirada em uma lenda grega, a prova da maratona foi incluída na programação dos Jogos Olímpicos Modernos, no masculino, em 1896 e no feminino, em 1984; foi disputada  em distâncias e percursos diferentes e  instaurou novas regras, a exemplo da "Norma Scheiss". Se esses são alguns dos aspectos identificados por essa pesquisa, outros também devem ser evidenciados, considerando que a história do esporte é um dos conteúdos que deveria ser ensinado em aulas de Educação Física.

Keywords : Maratona; História do esporte; Educação física; Corrida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese