SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Records of the marathon in Olympic Games for diffusion in Physical Education classesEffects of target location and uncertainty on reaching movements in standing position author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

RODRIGUES, Sérgio Tosi; SCHIAVON, Renato  and  MACEGOZA, Juliane. O tipo de trajetória não afeta o controle visual da freada em ciclistas. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 473-483. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300013.

O controle visual da freada foi estudado em ciclistas recreacionais através da manipulação da velocidade no início da freada (baixa, média e alta) e da trajetória de aproximação (retilínea e curvilínea) da bicicleta em relação a um obstáculo estacionário. A hipótese foi que o tipo de trajetória da bicicleta, de modo exclusivo ou em interação com a velocidade inicial, afetaria a informação visual de tempo para colisão ("tau" margem) e sua primeira derivada no tempo ("tau-dot"), respectivamente, no início e durante a freada. Os resultados revelaram que a velocidade afetou significativamente "tau" margem, enquanto "tau-dot" manteve-se inalterado independentemente da condição. O tipo de trajetória claramente não afetou o controle visual da freada em ciclistas.

Keywords : Tempo para colisão; Informação visual; Freada; Ciclismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese