SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Type of trajectory does not affect the visual control of braking in cyclistsDistinct views on the notion of stability and change in the performance of gross motor coordination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

LOUREIRO JUNIOR, Luiz de França Bahia; FREITAS, Sandra Maria Sbeghen Ferreira de  and  FREITAS, Paulo Barbosa de. Efeitos da localização do alvo e da incerteza em movimentos de alcance na postura ereta. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 485-493. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300014.

Os efeitos da localização do alvo e da incerteza quanto à posição do alvo em movimentos de alcance foram investigados. Dez adultos permaneceram em pé em frente a um monitor sensível ao toque. Eles foram instruídos a pressionar com o dedo indicador direito um interruptor e tocar o centro do alvo apresentado no monitor após ele acender, movendo o membro superior rapidamente. O alvo foi mostrado ipsi ou contralateralmente e os participantes tinham ou não certeza sobre a posição do alvo. O tempo de reação (TR) e movimento (TM) e o erro radial (ER) foram avaliados. Os resultados revelaram menor TR (≈35 ms) e ER (≈0,19 cm) para a condição de certeza e maiores TR (≈8 ms) e TM (≈18 ms) para os moimentos ao alvo contralateral. Concluindo, esses achados mostraram que os efeitos da incerteza da localização e a posição final do alvo podem ser aplicados para movimentos de alcance na posição ereta.

Keywords : Tempo de reação; Tempo de movimento; Acurácia; Incerteza do alvo; Membro superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English