SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Effects of target location and uncertainty on reaching movements in standing positionEffects of mental practice in motor skills acquisition in novice subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

BASSO, Luciano et al. Olhares distintos sobre a noção de estabilidade e mudança no desempenho da coordenação motora grossa. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.3, pp. 495-509. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000300015.

Estudos sobre coordenação motora grossa (CMG) de crianças focam na descrição dos valores normativos em razão da idade e sexo. Poucos analisam a dinâmica da mudança do desempenho de cada criança em relação ao seu grupo ao longo do tempo. O objetivo do presente estudo foi estimar a estabilidade das diferenças interindividuais na mudança intraindividual da CMG ao longo de 18 meses. Participaram do estudo 120 escolares de sete anos de idade da cidade de Muzambinho - MG. Foram realizadas quatro coletas com intervalos de seis meses. A CMG foi avaliada pelas provas do KTK. Os valores médios apresentaram incrementos em todas as provas, diferindo entre gênero apenas para o equilíbrio à retaguarda. Os resultados da correlação entre o desempenho inicial e a mudança ao longo do tempo indicaram uma forte heterogeneidade. Os resultados da estabilidade se mostraram fracos, os quais foram discutidos em relação a diferentes trajetórias do desenvolvimento da CMG.

Keywords : Estudo longitudinal; Diferenças interindividuais; Mudança intra-individual; "Tracking"; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese