SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Motor coordination of children: construction of centiles charts with LMS method by Cole and GreenPresence of cardiovascular risck factors and injuries in road runners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

COLEDAM, Diogo Henrique Constantino; ARRUDA, Gustavo Aires de; DOS-SANTOS, Júlio Wilson  and  OLIVEIRA, Arli Ramos de. Relação dos saltos vertical, horizontal e sêxtuplo com a agilidade e velocidade em crianças. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.43-53. ISSN 1807-5509.  https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000100005.

Os objetivos do presente estudo foram: 1) verificar a relação dos saltos vertical, horizontal e sêxtuplo com a agilidade e velocidade de 5, 10 e 25 m; 2) verificar a capacidade desses saltos em predizer o desempenho da agilidade e velocidade de 5, 10 e 25 m em crianças. Vinte e oito meninos (9,47 ± 0,64 anos) e 30 meninas (9,69 ± 0,70 anos) foram avaliados. Os valores de correlação entre a agilidade, velocidade de 5, 10 e 25 m foram, respectivamente, r = 0,63, 0,51, 0,44 e 0,64 com o salto vertical, r = 0,68, 0,62, 0,28 e 0,62 com o salto sêxtuplo, e r = 0,60, 0,50, 0,26 e 0,57 com o salto horizontal. O salto vertical e o salto sêxtuplo foram capazes de predizer o desempenho da agilidade e da velocidade de 25 m (p < 0,05). Além disso, demonstraram capacidade de predizer a velocidade de 5 e 10 m, respectivamente (p < 0,05). Os testes de salto vertical e sêxtuplo podem ser utilizados para avaliação e controle do treinamento com crianças praticantes de atividades que demandam agilidade e velocidade, uma vez que ambos os saltos predisseram o desempenho da agilidade e velocidade, o que não ocorreu com o salto horizontal.

Keywords : Corrida; Desempenho motor; Potência de membros inferiores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License