SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Momentos iniciais da educação física em Goiás (1917-1929)A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509

Resumo

FREITAS, Daiane Miranda; FONSECA, António Manuel  e  CARVALHO, Maria José. A eficácia organizacional na percepção do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.113-124. ISSN 1807-5509.  https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100113.

O presente estudo tem o objetivo de perceber como se configura a eficácia organizacional na perspectiva do Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e identificar os fatores que são privilegiados pelo mesmo para avaliar a eficácia da sua federação, pautada na Abordagem dos Valores Contrastantes. Baseado num estudo de caso, caracterizado por uma investigação qualitativa, este trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo de uma entrevista semiestruturada e análise documental do Plano de Atividades 2010. Verificou-se que o Presidente privilegia os fatores que constam nos quadrantes correspondentes ao Modelo de Sistema Aberto, como inovação e aquisição de recursos, e ao Modelo do Objetivo Racional, como produtividade e realização, para avaliar a eficácia da sua Federação, apesar de considerar a eficácia como um conceito unidimensional, baseado, sobretudo no alcance dos resultados desportivos, com foco exclusivo do Modelo do Objetivo Racional.

Palavras-chave : Gerência; Esporte: organização & administração; Federalismo; Avaliação de resultados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )