SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A eficácia organizacional na percepção do presidente da Federação Portuguesa de CanoagemEstudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509

Resumo

NUNOMURA, Myrian  e  OLIVEIRA, Mauricio Santos. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.125-134. ISSN 1807-5509.  https://doi.org/10.1590/S1807-55092014005000004.

Este estudo teve por objetivo identificar e discutir como os técnicos de Ginástica Artística avaliam a participação dos pais no desenvolvimento atlético das ginastas nas categorias formativas. Trinta e quatro técnicos que estão distribuídos em 29 instituições do Brasil foram entrevistados. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que a maioria dos técnicos reconhece a importância da participação dos pais e, assim, busca estabelecer canais de comunicação e aproximação para que os mesmos estejam engajados com o cotidiano dos treinamentos e das competições, bem como cientes das suas atitudes, ações e investimentos que são fundamentais para apoiar o sucesso das ginastas no esporte de competição.

Palavras-chave : Formação esportiva; Participação dos pais; Esporte infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )