SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Efeito do número de jogadores sobre a demanda física e respostas fisiológicas durante jogos com campo reduzido em jogadores de futebol sub-15Aspectos da ?drive for muscularity?em estudantes de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509

Resumo

SOUZA, Juliano de; ALMEIDA, Bárbara Schausteck de  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. Por uma reconstrução teórica do futebol a partir do referencial sociológico de Pierre Bourdieu. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.221-232. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000200221.

Neste artigo temos por objetivo retomar a teoria sociológica de Pierre Bourdieu no sentido de demonstrar alguns dos aspectos em que ela pode ser útil para estudar o futebol no contexto de globalização do espetáculo esportivo, do qual, inclusive, o Brasil se apresenta atualmente como um dos protagonistas por conta, dentre outras coisas, da realização da Copa do Mundo da FIFA em 2014 no país. Na primeira parte do artigo apresentamos então um esboço do quadro teórico de Bourdieu. Em seguida, exploramos algumas situações práticas referentes ao futebol que são passíveis de serem tratadas pelo prisma de seu referencial. Por fim, e a modo de desfecho, reiteramos aqueles pontos em que seu modelo contribui para avançar no tratamento teórico do futebol, especialmente no Brasil.

Palavras-chave : Pierre Bourdieu; Sociologia; Futebol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )