Acessibilidade / Reportar erro

A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso

Students with disability’s perceptions about inclusion in Physical Education classes: a case study

O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.

Aluno com deficiência; Processo inclusivo; Educação física escolar


Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br