Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol

The effect of distributed demonstrations in the volleyball serve learning

O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.

Habilidade motora; Aprendizagem motora; Padrão de movimento


Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br