SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Agreement and correlation among three different methods for the quantification of the vertical jump heightThe first participation of equestrian athletes from Rio Grande do Sul in the Olympic Games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

SOUZA, Michele Caroline de et al. Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.35-45. ISSN 1807-5509.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100035.

O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.

Keywords : Estudos longitudinais; Modelação hierárquica; Mudança; Desempenho motor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )