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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MEDEIROS, Pâmella; ZEQUINAO, Marcela Almeida  e  CARDOSO, Fernando Luiz. A influência do desempenho motor no “status” social percebido por crianças. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2016, vol.30, n.4, pp.1069-1077. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000401069.

Este estudo teve como objetivos descrever o desempenho motor de crianças e adolescentes em relação ao “status” social dos mesmos segundo a percepção dos colegas nos diferentes sexos, além de verificar se há o efeito sexo nessa possível associação. Participaram desta pesquisa 300 crianças e adolescentes do 3º ao 5º ano e da 4a a 6a série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, com idades entre oito e 14 anos. Os instrumentos utilizados foram a Bateria motora TGMD-2 e a Escala Subjetiva de Status Social. As meninas apresentaram melhor desempenho motor que os meninos, no entanto, apenas os meninos com melhor desempenho motor também apresentaram maior “status” social percebido. Tal situação nos indica que os meninos estão mais suscetíveis a avaliações sociais positivas pautadas em competências físicas que as meninas, podendo fazer uso do seu melhor nível de desempenho motor para elevar a sua popularidade na escola através de práticas esportivas.

Palavras-chave : Destreza motora; Hierarquia social; Educação física; Fatores sexuais.

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