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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

LAVOURA, Tiago Nicola. Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2016, vol.30, n.4, pp.1079-1086. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000401079.

O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.

Palavras-chave : Educação escolar; Cultura corporal; Pedagogia histórico-crítica; Emancipação humana.

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